"Ao escrever este pequeno artigo, tentei dar um esboço da história da viola e assim ilustrar as influências que deram sentido ao meu trabalho como luthier especializado em fazer novas violas". Por David Milward, 2004.
Muitos luthiers(*) contemporâneos parecem satisfeitos com a cópia fiel da forma dos remotos modelos de violino e viola. Na verdade, há um pequeno engano nesta abordagem quando se considera o violino, que geralmente é isento de ter atingido sua forma perfeita no período clássico de manufatura dos séculos 17 e início dos 18. O desafio para o criador aqui é familiarizar-se com, e tentar compreender as condições sob as quais o projeto se originou. No entanto, quanto à viola, muitos fabricantes modernos, com algumas exceções, parecem ter pouco conhecimento de quaisquer das formas originais da viola ou a sua história contínua de desenvolvimento lento em relação à do violino. A viola como a conhecemos hoje, ainda tem de alcançar seu potencial máximo. Deve-se dizer, no entanto, que ao invés de uma crítica de lutheria moderna isso é devido, principalmente, à herança de séculos de negligência. Com o padrão de violino bem estabelecido ao longo de três séculos atrás, junto com uma quantidade mínima de interesse na viola durante a maior parte deste tempo, os fabricantes tem, compreensivelmente, perdido a iniciativa de design inovador inerente ao luthiers de tempos mais remotos, o que é essencial quando se considera a viola um instrumento moderno.
A Lutheria Contemporânera
Muitos luthiers(*) contemporâneos parecem satisfeitos com a cópia fiel da forma dos remotos modelos de violino e viola. Na verdade, há um pequeno engano nesta abordagem quando se considera o violino, que geralmente é isento de ter atingido sua forma perfeita no período clássico de manufatura dos séculos 17 e início dos 18. O desafio para o criador aqui é familiarizar-se com, e tentar compreender as condições sob as quais o projeto se originou. No entanto, quanto à viola, muitos fabricantes modernos, com algumas exceções, parecem ter pouco conhecimento de quaisquer das formas originais da viola ou a sua história contínua de desenvolvimento lento em relação à do violino. A viola como a conhecemos hoje, ainda tem de alcançar seu potencial máximo. Deve-se dizer, no entanto, que ao invés de uma crítica de lutheria moderna isso é devido, principalmente, à herança de séculos de negligência. Com o padrão de violino bem estabelecido ao longo de três séculos atrás, junto com uma quantidade mínima de interesse na viola durante a maior parte deste tempo, os fabricantes tem, compreensivelmente, perdido a iniciativa de design inovador inerente ao luthiers de tempos mais remotos, o que é essencial quando se considera a viola um instrumento moderno.
(*)Luthier (também luteiro ou lutiê):
É um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, tal como a guitarra e violino, mas não daqueles dotados de teclado. O termo luteria designa a arte da construção de instrumentos. A denominação "luthier" teve origem na construção do alaúde, que em italiano se chama liuto, portanto, liutaio significa quem faz alaúdes. Segundo Antônio Houaiss, o termo chegou à lingua portuguesa por meio da palavra francesa luthier (fabricante de instrumentos de corda), derivada da palavra luth ("alaúde") mais o sufixo -ier. No Brasil, o termo é utilizado genericamente, para os fabricantes de qualquer tipo de instrumento, seja de corda, arco, sopro ou percussão. Refere-se a quem faz instrumentos e peças de instrumentos, cuida da parte elétrica e acústica e também da regulagem de um instrumento, por exemplo, a guitarra, fazendo os ajustes da inclinação do braço e regulagem da ponte e captadores. Uma grande referência de liutaio é Antonio Stradivari, ou Stradivarius, como era conhecido; outros exemplos de luthiers famosos são Nicolò Amati e Giuseppe Guarnieri, ambos italianos.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Luthier.
É um profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de corda com caixa de ressonância, tal como a guitarra e violino, mas não daqueles dotados de teclado. O termo luteria designa a arte da construção de instrumentos. A denominação "luthier" teve origem na construção do alaúde, que em italiano se chama liuto, portanto, liutaio significa quem faz alaúdes. Segundo Antônio Houaiss, o termo chegou à lingua portuguesa por meio da palavra francesa luthier (fabricante de instrumentos de corda), derivada da palavra luth ("alaúde") mais o sufixo -ier. No Brasil, o termo é utilizado genericamente, para os fabricantes de qualquer tipo de instrumento, seja de corda, arco, sopro ou percussão. Refere-se a quem faz instrumentos e peças de instrumentos, cuida da parte elétrica e acústica e também da regulagem de um instrumento, por exemplo, a guitarra, fazendo os ajustes da inclinação do braço e regulagem da ponte e captadores. Uma grande referência de liutaio é Antonio Stradivari, ou Stradivarius, como era conhecido; outros exemplos de luthiers famosos são Nicolò Amati e Giuseppe Guarnieri, ambos italianos.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Luthier.