Apresentação

Meu primeiro contato com a música foi na antiga 6a. ou 7a. série (antigo ginásio). Dou pouco que guardei da época, me lembrava de um tal de "S" estilizado no início de um tal de "pentagrama" e que se repetia durante várias páginas, e que chamávamos de partitura. Lembrava de umas "figurinhas" em forma de bolinhas, umas pintadas de preto outras de branco, e umas tinham e outras não tinham "hastinhas".


Não tive de fato musicalização na minha juventude, e permaneci assim ao longo de 25 anos.

Foi quando no segundo semestre de 2008 o destino me levou a de fato iniciar-me na música. E este episódio me remeteu à minha juventude, quando tinha sede de aprender. O aprendizado me causava um prazer muito grande. O aprendizado me satisfazia enormemente. Me sentia muito saciado por apenas e simplesmente ter o conhecimento à indifereça da ignorancia.

E nos 6 meses primeiros meses pude ter contato com a Viola de Arco. Por acaso, estava conversado com meu vizinho de apartamento, quando ele me perguntou se o treino com seu cello me atrapalhava. E quando conversávamos do assunto, em um dado momento respondendo à sua pergunta eu disse: violino ou piano. Ele prontamente não exitou em apresentar-me a Viola de Arco.

Toda esta histótia provocou em mim a iniciativa deste blog, onde de fato possa compartilhar com todos que me lêem as experiências do meu aprendizado.

Não tenho como propósito esgotar o assunto. Não tenho graduação no assunto aqui abordado. Sou apenas um pesquisador amador e um curioso minucioso.

Considere este blog um diário do meu aprendizado.

Todas as postagens serão baseadas na minha interpretação e conclusão do entendimento sobre o assunto pesquisado na Internet, em livros, em conversas com profissionais, etc. As figuras e ilustrações mais complexas somente serão postadas quando eu esgotar todas as técnicas que conheço afim de recriá-las sob o meu ponto de vista.

E assim agradeço a compreensão e colaboração de todos que desejarem compartilhar comigo este desafio.

Importante: se o conteúdo deste site violar teu direito autoral, me comunique imediatamente para que eu possa tomar as devidas providências. Vale salientar que a informação é propriedade, mas o conhecimento não.

Pesquisar este blog