Sugestões

A seguir seguem algumas dicas que colecionei durante as minhas pesquisas.



I - A escolha do seu instrumento musical

  • i) Uma orquestra tradicional é formada por 4 grupos de instrumentos musicais: o grupo das cordas (violas, violinos, violoncelos, contrabaixos etc) , o grupo das madeiras (flautas, flautins, oboés, clarinetes, fagotes, etc), o grupo dos metais (trompetes, trombones, trompas, tubas, etc) e o grupo da percussão (tímpanos, triângulo, caixas, bumbo, pratos, carrilhão sinfónico, etc). O piano, o cravo e o órgão ora são classificados como grupo da percussão, ora são considerados com um 5o.grupo, o grupo das teclas. Procure um contato pessoal com pelo menos um instrumento de cada dos grupos mencionados aqui.

  • ii) Participe como ouvinte de uma banda ou orquestra de concerto, preferencialmente das apresentações didáticas. Se puder discutir com um amigo experiente, melhor será a noção que você terá sobre os variados tipos de instrumentos.

  • iii) Ouça atentamente aos diferentes timbres dos instrumentos musicais e as diferentes peças e estilos em que são destacados.

  • iv) Considere suas limitações físicas ao escolher um instrumento. Alguns instrumentos, como o Saxofone, pode ser demasiadamente pesado ou grande para uma pessoa pequena, e alguns instrumentos podem exigir mais do que seus dedos e/ou a extensão dos seus braços podem oferecer.

  • v) Se possível tenha a opinião de um profissional de música para que possa analisar o seu potencial. Este profissional certamente será capaz de avaliar tuas características pessoais que possam afetar na tua escolha do instrumento.

  • vi) Defina um orçamento para o seu instrumento musical. Alguns instrumentos, como o chifre francês, a tuba, o fagote e o oboé, podem ser caros, embora em geral as escolas de música ofereçam os instrumentos para os alunos praticarem.

  • vii) Experimente tocar alguns instrumentos por empréstimo de um amigo, parente ou conhecido, ou mesmo em uma escola de música. Tua aptidão pode ser descoberta desta forma.

  • viii) Considere o seu estilo de vida. Se você, por exemplo, tem pouco espaço em tua moradia, um piano ou uma harpa não seria a melhor escolha, enquanto a guitarra, o clarinete ou o trombone são portáteis. Quanto ao volume alto do som, existem acessórios chamados surdinas/abafadores que chegam a reduzir em até 90% o volume do som produzido pelo instrumento. Mas também leve em conta seu preço.

  • ix) Considere também o aspecto social. Enquanto certos instrumentos são executados em grupo (bandas e/ou orquestras), outros podem ser executados individualmente como o piano. Faça uma escolha que lhe dê prazer, assim como a escolha entre basquete ou natação.

  • x) Evite comprar seu instrumento antes de pelo menos um ano de aprendizado. Navegando na internet você encontrará muitos anúncios de venda de instrumentos usados, o que indica um alto índice de desistência. Muitas vezes a desistência vem do desconhecimento de um instrumento melhor ou mais adaptável às tuas diversas condições física, social, cultural e experimental.

  • xi) E finalmente, se você realmente está certo que Viola de Arco é o seu instrumento, ligue a tua disposição e o seu empenho e dedique uma fração do seu tempo para aprecisar a própria execução.

Pesquisar este blog