iii.02 O Braço

A principal função do braço da Viola de Arco é sustentar e apoiar a execução das 4 cordas do instrumento. O braço é compostos das seguintes partes:


1. A CABEÇA

A cabeça da Viola de Arco é a extremidade superior do instrumento, e basicamente compreende a voluta e a caixa de cavelhas. Este termo não é normalmente empregado, mas utilizaremos aqui para fins didáticos para se referir à esta extremidade do instrumento.


2.VOLUTA

Chamada em inglês de scroll e de volute (menos comum), a voluta tem uma função predominantemente estética e seu entalhe atribui ao instrumento uma personalidade. Geralmente esculpida em madeira aceto, sua forma tradicionalmente espiralada como uma folha de pergaminho enrolada. Este desenho é baseado na extremidade superior de uma coluna, de um pilar ou de uma pilastra, que é denominada capitel. Mais especificamente, a voluta é baseada nos capitéis das ordens arquitetônicas gregas jônica e coríntia e romana compósita.


O estilo, a forma da espiral, o tamanho do olho e do chanfro, entre outras características, são como a assinatura do autor. Num instrumento de fábrica a voluta é feita por uma máquina copiadora, o que padroniza as formas e fazem a voluta ter, normalmente, uma aparência muito grosseira. Por vezes, determinados luthie preferem algo um pouco diferente, como a voluta esculpida por Peter Jay Huiras sob a forma da cabeça de um puma.

3.CRAVELHA

Chamada de peg em inglês, a cravelha é uma peça cônica feita de ébano, mas pode ser também feita de madeira de buxo (boxwood) ou jacarandá (rosewood).
 
 
 
Cada uma das quatro cravelhas possui um orifício onde passa a corda a ser fixada. A cravelha é usada para afinar o instrumento. Girando a cravelha em sentido horário afrouxamos a corda diminuindo o tom da sua corda. Em sentido anti-horário retesamos a corda e aumentamos o tom desta corda. A corda é fixada na cravelha através de um pequeno orifício como ilustrado:
 
As cravelhas são tradicionalmente construídas de ébano, jacarandá (rosewood) ou buxo (boxwood). A variação de temperatura e a umidade podem dilatar ou contrair as cravelhas tornando-as mais resistentes para girar, ou simplesmente afrouxando involuntariamente a corda. Cravelhas modernas feitas de fibra de carbono é uma tentativa de resolver esta questão.


A disposição das cordas sobre as cravelhas vai do interior da caixa de cravelhas para sua borda, mas não de modo se amontoar nas paredes. Veja na ilustração a forma correta:



4.CAIXA DAS CRAVELHAS

Chamada de peg box em inglês, a caixa das cravelhas abriga as cravelhas através de 4 orifícios dispostos nas duas laterais longitudinais da caixa. As cravelhas são introduzidas neste orifícios que oferecem apoios às duas extremidades desta, de forma que os eixos imaginários de rotação da cravelha e vertical da caixa façam um ângulo reto (90 graus).


O ângulo de 90 graus entre os eixos proporciona o perfeito funcionamneto da cravelha.


5.PESCOÇO 

Chamado em inglês de neck, o pescoço é simplesmente uma barra estreita de madeira feita geralmente em aceto e que conecta o corpo à cabeça da Viola de Arco, entendendo que esta seja o conjunto da voluta e da caixa das cravelhas.


O pescoço é exaustivamente chamado de braço. Prefiro utilizar o termo pescoço não pela tradução literal do inglês (neck) mas simplesmente porque fisiologicamente é a parte que une a cabeça ao corpo. A demais, já denominamos de braço ao conjunto da cabeça e do pescoço.

A principal função do pescoço é a de apoiar o espelho, já que este não é suficientemente forte para suportar a tensão das cordas. Por esta razão, se o pescoço fica solto (acontece), as cordas irão afrouxar imediatamente. Suas dimensões e forma são de importância crítica, já que impactam diretamente na facilidade de tocar o instrumento.

O pescoço também é um suporte resistente para o devido apoio da mão esquerda na execução do som.

Pesquisar este blog