iii.01. Sua Anatomia

Além de natural, é de suma importância que o aluno interessado em aprender a tocar Viola de Arco saiba os nomes das partes deste instrumento e quais os materiais são utilizados na sua fabricação. Sob uma aparência simples, a Viola de Arco é um instrumento de extraordinária complexidade em que se podem enumerar em torno de 70 peças separadas.


A Viola de Arco é um instrumento formado basicamente por uma caixa com diversos componentes agregados ao seu corpo, e tudo na sua maioria é feito de madeira. A combinação de madeiras que são usadas no fabrico da Viola de Arco, nomeadamente, é a seguinte:

  • O Abeto: do inglês spruce e do latin Picea Abies (L) Karst, o abeto é usado na produção do tampo harmônico (ou tampo da frente ou tampo superior), da alma, da barra harmônica, dos blocos superior e inferior e dos 4 blocos de canto. De fato, o abeto é o único material usado na fabricação do tampo harmônico, pois é o único material suficientemente forte para lidar com o estresse do som interno e garantir a ressonância adequada. Quanto mais tempo o envelhecimento natural, o melhor, sendo cinco anos o envelhecimento mínimo adequado.
  • O Aceto: do inglês maple e do latin Acer pseudoplatanus L., o aceto é utilizado na produção do tampo do dorso (ou fundo ou tampo inferior ou tampo de trás), do braço (ou pescoço), das costelas (ou costilhas ou laterais), do cavalete, e em algumas vezes os acessórios. O aceto é uma madeira que reforça a estabilidade e aumenta a beleza.
  • O Ébano: do inglês ebony e do latin Diospyros sp., o ébano é usado na produção do espelho, das cravelhas, da queixeira e do estandarte. Embora o ébano seja o preferido, estas partes do instrumento também podem ser produzidas com outras madeiras de densidade e estabilidade similares, tal como o próprio aceto, madeira de buxo (em inglês: boxwood), o jacarandá (em inglês: rosewood).
Tão somente a fim de facilitar o estudo de sua anatomia, dividiremos a Viola de Arco em duas sessões: o braço e o corpo. E em separado e por último, iremos tratar sobre todos os seus acessórios.

O BRAÇO

O CORPO

Pesquisar este blog