iv.04 A Origem do Método para Viola

O primeiro método (ou tratado) para Viola foi publicado em 1.543 por Ganassi Fontego sob o nome de Regola Rubertina and Lettione Seconda.


De fato, o método trata da Viola da Gamba, uma ancestral comum à Viola de Arco. O método aborda a questão de como tocar o instrumento, que na época era relativamente novo. É um livro extremamente importante para ambos os músicos e musicólogos, e revela muito mais do que apenas tocar. Ganassi foi um velho sábio, e suas atitudes para a música e conselhos gentis são úteis ainda hoje.


O livro aborda como segurar o instrumento e arco, como afinar cada tamanho de viola, aborda acordoamento, a teoria da música, como ler sua tablatura (que é muito complexa, mas revelador). E para ilustrar estes pontos, ele também escreveu várias peças chamadas na época de ricercar ou ricercarta, que era um tipo de composição instrumental do fim do período Renascentista e início do Barroco, tornando este livro uma obrigação sobre a prática musical do século XVI (relevante principalmente à Viola da Gamba). 

Pesquisar este blog