ii.08. Os Elementos Fundamentais da Música

Introduzimos em postagens passadas os seguintes conceitos básicos de teoria musical através das propriedades do sons aplicadas aos instrumentos musicais:
  • Altura: diferente entoação das notas, do grado ao agudo.
  • Duração: espaço de tempo em que soa o som.
  • Intensidade: mesmo que volume.
  • Timbre: característica que difere os sons. Ex: timbre de piano e timbre de guitarra.
Em uma definição mais operacional para quem quer aprender a ler uma partitura, diria que “a música é o som no tempo”. De fato, os dois parâmetros que usaremos para construir uma música e estudar sua teoria são os elementos de natureza sonora e os de natureza rítmica que, juntos, irão moldar o objeto música.

A palavra música vem do grego µουσική τέχνη (musiké téchne), a arte das musas, e constitui basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo.

Resumidamente, podemos definir que música é a arte de combinarmos sons de forma sucessiva e simultaneamente, para transmitir ou evocar sentimentos. É uma arte livre, que representa os sentimentos com os sons, sob diferentes sistemas de composição. Cada sistema de composição determinar um estilo diferente na música, caracterizado pelos seus três elementos fundamentais da música: a melodia, a harmonia e o ritmo.

• A Melodia: A melodia, ou discurso musical, é a maneira de combinarmos os sons, expressando assim a música. E esta combinação dos sons repetindo ou variando o tempo, a altura e a intensidade, de forma sucessiva, lógica, coerente e ordenada, formando um fraseado com um sentido musical que é percebido pelo ouvido. Cada som de diferente intensidade é denominado nota musical. A melodia resume-se em uma sequência lógica de notas musicais. como exemplo, observe que na música “Como é Grande o Meu Amor Por Você” de Erasmo Carlos e Roberto Carlos, cada sílaba tem uma nota correspondente:

|EU| |TE|NHO| |TAN|TO| |PRA| |LHE| |FA|LAR|
 --   -- ---   --- --   ---   ---   -- ---
 Si   Si                   

Contudo, ainda na mesma música, acontece de mais de uma sílaba corresponder à mesma nota musical. Repare:

|CO|MO É|GRAN|DE| |O| |MEU| |A|MOR|
 -- ---- ---- --   -   ---   - ---
 Sol Mi  Sol  Mi   Mi  Sol  Mi Ré#

Ou ainda, que uma única silaba seja flexionada em duas ou mais notas. Tire a prova cantando esse verso do clássico “Asa Branca” de Luiz Gonzaga:

|EU| |PER|GUN|TE|EI|
 --   --- --- -- --
 Sol  Sol   Si

|A| |DEUS| |DO| |CÉU| |UAI|
 -   ----   --   ---   ---
    Si       Sol  

• A Harmonia: A harmonia é a combinação simultânea de dois ou mais sons, implicando em agradar aos ouvidos com uma melodia bem composta, sons congruentes e num compasso alinhado.

A frase “Queria amanhã fosse, contudo amável. Aproximadamente vento vale conjunto” tem algum sentido? Não! Em matéria literária diz-se de um texto sem nexo, sem harmonia, sem sentido. Embora junte palavras corretas, elas não têm um sentido e não transmitem nenhuma idéia. Noutras palavras, a música deve ter um sentido, suas notas devem ser harmônicas e combinar uma com as outras.

É preciso, portanto, dar sentido à melodia executando-a fielmente de acordo com os critérios técnicos como a afinação, a suavidade, o volume, o andamento, a interpretação, etc.

• O Ritmo: O Ritmo é o elemento primordial e mais primitivo da música, sendo a divisão ordenada do tempo, a pulsação, a batida da música.

Vimos anteriormente que à sucessão de sons musicais, um após outro, convencionamos chamar de melodia (Priolli: sucessão de sons formando sentido musical), enquanto aos sons dados simultâneamente chamamos de harmonia (“execução de sons ouvidos ao mesmo tempo, de acordo com as leis que regem os agrupamentos sonoros”). O ritmo é o movimento de sons regulados por sua maior ou menor duração, a própria sucessão dos sons no tempo. Por isso, costuma-se dizer que a música é formada por melodia, harmonia e ritmo.

Imaginemos que a primeira manifestação de ritmo sejam 6 golpes sonoros dados nos seguintes tempos:

*----*----*----*----*----------*----------
  1s   1s   1s   1s     2 seg     2 seg
 
Neste ritmo teremos 6 tás da seguinte maneira:
 
Sobre essa base acrescentem-se sons, formando a melodia, com seu próprio ritmo, ou seja, como se porta em relação àquela batida regular-base.


Se, ao mesmo tempo em que essa melodia, surgem outros sons, a combinação destes nos dará uma harmonia.


De uma maneira sumária, é assim que se forma uma música. Segundo Priolli, “para exprimir profundamente qualquer sentimento, ou descrever por meio da música qualquer quadro da natureza, tornase imprescindível a participação em comum desses três elementos: melodia, harmonia e ritmo”. O elemento mais associado à palavra música é a melodia. Falando de modo usual, ela é a própria música, é o discurso musical em si. A harmonia é a formadora do sentido, da moldura. A mesma melodia aparenta-se de feição e caráter diferente, de acordo com cada harmonia a ela aplicada. O ritmo é algo mais ligado à melodia. Quando falamos de ritmo, devemos diferenciar o ritmo próprio do discurso musical (o som no tempo, o ritmo da melodia) e o ritmo-base, ou acompanhamento, geralmente associado a instrumentos de percussão cujas batidas definem o “ritmo” de marcha, samba, bolero, rock, etc.

Conclusão:
  • Melodia: sucessão lógica de notas musicais, para a formação de uma linha musical.
  • Harmonia: seqüência de sons simultâneos. Ex: uma progressão de acordes.
  • Ritmo: Movimento dos sons de acordo com a sua duração.

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