ii.03. O Som: O elemento altura


A altura do som é geralmente confundida com a intensidade do som. Um som fraco e um som forte são características do elemento intensidade, popularmente conhecido como volume.

Na verdade, a altura do som está relacionada com a sensação auditiva que nos permite classificar um som como grave ou agudo. Um som grave é de fato um som mais grosso, baixo. Enquanto um som agudo é de fato um som mais fino, alto.

Para ilustrar o elemento altura, faça na prática o teste de vibração da régua, ilustrado na figura abaixo.
Quanto menos a régua vibrar, mais grave será o som. Quanto mais a régua vibrar, mais agudo será o som.

Logo, a altura do som está relacionada diretamente com a quantidade de vibrações existente no som dentro de um mesmo intervalo de tempo.

Fisicamente a altura é medida pela frequência. A frequência é a quantidade de vibrações medidas dentro de uma unidade de tempo. A frequência tem como unidade de medida o Hertz (Hz), e o Hertz tem por definição o segundo como unidade de tempo. Sendo assim, 100Hz significa cem frequências (vibrações ou ciclos) por segundo.

Matematicamente a vibração é representada pelo seguinte gráfico de onda, chamada onda senoidal:
Este gráfico de onda representa um ciclo (ou vibração). No eixo x temos o tempo. No eixo y temos a intensidade, outro elemento do som abordado em tópico próprio mais adiante.

Uma onda senoidal representa uma vibração (ou um ciclo). Duas ondas senoidais representam duas vibrações (ou dois ciclos). E assim sucessivamente.

A quantidade de ondas senoidais, ou clicos, por unidade de tempo, é a frequência, cuja unidade de medida é o Hertz. Se na mesma unidade de tempo tivermos quantidades diferentes de vibrações, então teremos frequências diferentes. Veja o exemplo:

O ouvido humano somente consegue perceber as ondas sonoras que abrange a faixa entre 16 Hz até 20.000 Hz, ou simplesmente de 20 Hz a 20 kHz, que chamamos de faixa audível. Para termos uma idéia mais precisa disto, os sons chamados musicais (aqueles usados convencionalmente para se fazer música) vão de 40Hz a 8kHz. Por exemplo, o Lá do centro do teclado do piano (denominado de La3) é o Lá a 440Hz (hertz ou ciclos por segundo). Essa é a frequência emitida pelos diapasões e que serve como referência básica para afinação dos instrumentos.

Abaixo de 20 Hz o som é denominado infra-som, e acima de 20 kHz, de ultra-som.

A faixa audível é dividida em faixas chamadas de regiões, ou registros, que são o grave, o médio e o agudo.

• Na região grave, os sons têm baixa frequência, isto é, pouca vibração. Embora relativo, geralmente são entendidos como os sons de até 100 Hz.
• Na região média, os sons têm média frequência. Embora relativo, geralmente são entendidos como os sons entre 100 Hz e 1.000 Hz.
• Na região aguda, os sons têm alta frequência, isto é, muita vibração. Embora relativo, geralmente são entendidos como os sons acima de 1.000 Hz.

Através das regiões grave, média e aguda, classficamos as vozes humanas, bem como os modelos de instrumentos, em 4 elevações: a soprano, a contralto, a tenor e a baixa.

À distância entre o som mais grave e o mais agudo de uma voz ou de um instrumento chamamos extensão.

E ao número de sons que a voz ou um instrumento conseguem emitir nesta extensão chamamos de tessitura, que abordaremos com mais detalhes futuramente.

Pesquisar este blog